Oradores e Moderadores

Alexandra Oliveira
Centro de Desenvolvimento da Criança, Hospital Pediátrico Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Astrid M. Vicente
Astrid M. Vicente is a senior researcher in biomedical sciences and public health, and Head of the Department of Health Promotion and Non-Communicable Disease Prevention at the National Institute of Health Doutor Ricardo Jorge, in Lisbon, Portugal. Her research aims to understand the etiology and pathophysiological mechanisms underlying complex and highly prevalent non-communicable diseases, with a multidimensional perspective of non-communicable diseases, including biomedical but also epidemiological and social issues. Current research projects focus on the integration of multiple levels of information - biological, clinical, socio-demographic and environmental – using systems medicine methodologies to define models with predictive value for improved diagnosis, prognosis and drug therapy in clinical settings. This approach is expected to provide a broad perspective of gene-environment interactions in health and disease, and ultimately allow the progression towards translation of knowledge into personalised medicine tools for health promotion, disease prevention and better therapeutic strategies in public health and clinical settings. To develop these lines of research, she is involved with large research consortia and networks, established to foster the collaboration between experts from different fields and conduct large scale population analysis. Astrid M Vicente has contributed to the scientific literature in her research area, particularly in autism, other neuropsychiatric diseases like schizophrenia and bipolar disorder, cerebrovascular diseases (stroke) and autoimmune diseases (Systemic Lupus Erythematosus). She is an Invited Associate Professor at the Faculty of Sciences, University of Lisbon, regularly organizing and teaching graduate courses and workshops. She has served as elected President of the Portuguese Society for Human Genetics and received several national awards for her scientific contributions. She was recently appointed representative of the Portuguese Health Ministry for the International Consortium for Personalized Medicine (ICPerMed), of which she is currently elected Vice-chair, and the 1+M Genomes initiative, where she is part of the governance working group.

Daniel Virella
Médico Pediatra (Assistente Hospitalar Graduado) Neonatologista na UCIN do Hospital Dona Estefânia, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Mestre em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública e a Universidade Nova de Lisboa. Epidemiologista responsável pelo Gabinete de Análise Epidemiológica e Estatística do Centro de Investigação do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central. Coordenador da Direcção da Secção de Subespecialidade de Neonatologia do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos (previamente denominado Colégio de Neonatologia da Ordem dos Médicos). Coordenador do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral aos 5 anos de Idade em Portugal; investigador integrante da Surveillance of Cerebral Palsy in Europe – Joint Research Centre da Comissão Europeia. Consultor do Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. Membro da Direcção da Secção de Epidemiologia da European Society for Paediatric Research. Foi consultor da Direcção Geral da Saúde para a área da Saúde Materna, Infantil e Reprodutiva. Foi Presidente da Comissão Executiva da Unidade de Vigilância Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Pediatria. Foi Convenor (Presidente) da International Network of Paediatric Surveillance Units. Foi membro da Coordenação Nacional do Registo Nacional de Recém-nascidos de Muito Baixo Peso da Sociedade Portuguesa de Neonatologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria. Foi membro da Coordenação Nacional do Registo Nacional de Anomalias Congénitas. Foi membro das Direcções da Associação Portuguesa de Epidemiologia, da Secção de Neonatologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Secção de Epidemiologia da European Society of Paediatric Research. Foi responsável pelo Módulo de Epidemiologia do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde da Ordem dos Médicos e Universidade Católica Portuguesa, de 2002 a 2010. Membro das equipas premiadas com o Prémio Bial de Medicina Clínica, 2004, e o 1o Prémio Merk Serono de Gestão da Qualidade em Saúde 2007.

Dora Leal
Mestre em Medicina pela Universidade da Beira Interior Pedopsiquiatra no Hospital Fernando da Fonseca Formação em Terapia Familiar Trabalho com famílias em contexto de divórcio e trabalhos na área da Alienação Parental.

Filipe Glória Silva
Hospital CUF Sintra
Guiomar Oliveira
Assistente Hospitalar Graduada Sénior de Pediatria. Direção Centro de Desenvolvimento da Criança. Hospital Pediátrico - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Professora Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Maria Helena Estevão
. Assistente graduada sénior de Pediatria, Competência em Medicina do Sono, áreas de interesse – pneumologia e sono.
. Actividade hospitalar no Hospital Pediátrico de Coimbra, de 1982 a 2013. Implementação do programa de ventilação não invasiva e domiciliária na criança, fundação e coordenação do Laboratório de Sono e Ventilação. Direcção do S. Pediatria Médica (2006-2013).
. Participação e organização de reuniões de formação, congressos nacionais e internacionais; publicações em revistas e livros nacionais e internacionais; coordenação do livro “Patologia Respiratória do Sono na Criança” - Associação Portuguesa de Sono (APS), 2019.
. Membro de Sociedades científico-profissionais nacionais e internacionais, Direcção da APS, Direcção do Colégio da Competência de Medicina do Sono da OM.
Ivone Patrão
Docente e investigadora no Instituto Superior de Psicologia Aplicada - Instituto Universitário

João Peça
O Dr. João Peça realizou doutoramento na Duke University e pós-doutoramento no Massachusetts Institute of Technology. A sua investigação contribuiu para trabalhos seminais no desenvolvimento de técnicas de optogenética e dissecação de circuitos neuronais. Actualmente é Professor Auxiliar e Group Leader no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. Os principais interesses da sua investigação passam por compreender os elementos neuronais e os circuitos sinápticos que se encontram disfuncionais em patologias do neurodesenvolvimento. O seu grupo de investigação aplica técnicas avançadas de electrofisiologia, engenharia genética e de tecidos, no intuito de criar e estudar modelos de doença, tais como animais geneticamente modificados e organoides cerebrais humanos. O seu trabalho tem sido publicado em revistas de alto impacto cientifico. Foi recentemente galardoado com o “Prémio Pfizer 2019”.
Liza Aguiar
Hospital Distrital de Santarém
Maria Martinez de Lagran Cabredo
Investigadora, Barcelona

Micaela Guardiano
FORMAÇÃO ACADÉMICA 2012 - Ciclo de Estudos Especiais de Pediatria do Neurodesenvolvimento 2005 – Mestrado em Medicina Molecular 1999-2005 – Internato Complementar de Pediatria médica no Centro Hospitalar de S. João (CHSJ) tornando-se especialista em Pediatria Médica 1997 - Licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto ATIVIDADE CLINICA 2016 - Grau de Consultor da Carreira Especial Médica Desde 2012 - Coordenação da Unidade de Neurodesenvolvimento do CHSJ 1999-2005 – Internato Complementar de Pediatria médica no Centro Hospitalar de S. João (CHSJ) 1998-1999 – Internato Geral no CHSJ SOCIEDADES CIENTIFICAS Sociedade Portuguesa de Pediatria Sociedade Portuguesa de Neurodesenvolvimento ( (Integra os orgâos sociais ) Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção (Integra os orgâos sociais / Conselho de Fundadores) ATIVIDADE CIENTIFICA 29 artigos publicados e mais de 90 comunicações em congressos nacionais e internacionais

Mónica Pinto
Especialidade de Pediatria (H. S. Maria) desde 2001, com perfil de Neurodesenvolvimento e tendo inúmeros trabalhos apresentados e publicados nesta área. Membro do Centro de Desenvolvimento do H. D. Estefânia de 2004 a 2012. Desde 2012, coordenadora do Centro de Neurodesenvolvimento do Hospital Beatriz Ângelo, e exercendo ainda atividade clínica na Clínica Médica Gerações e no Centro de Desenvolvimento Infantil Diferenças (APPT21). Foi membro da direção da Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento. Membro da Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção.

Núria Madureira
Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria a desempenhar funções na áerea da pneumologia e medicina do sono no Serviço de Pediatria Médica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra desde 2009 Responsável pelo Laboratório do Sono e Ventilação e pela consulta de patologia do Hospital Pediátrico, CHUC. Competência em Medicina do sono pela Ordem dos Médicos e Expert Somnologist pela European Sleep Research Society.

Rosa Gouveia
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Especialista em Pediatria Médica. Formação pós-graduada em Pediatria do Neurodesenvolvimento, com equiparação ao Ciclo de Estudos Especiais. Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria na Consulta de Neuroesenvolvimento (de que foi coordenadora de 2003 a 2006) do Departamento da Criança e da Família do Hospital de Santa Maria (HSM). Assistente convidada da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) como docente da disciplina de Pediatria de até 2006. Docente e coordenadora de módulos de vários mestrados em Saúde Escolar da FML. Docente da Escola Técnica de Enfermagem do IPO, do Instituto Piaget (onde ministrou a disciplina de Saúde integrada no Curso de Educadores de Infância e onde foi membro do Conselho Científico-Pedagógico), da Escola de Enfermagem Pós-Básica de Lisboa e da disciplina de Saúde Escolar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vários trabalhos publicados na área da Pediatria do Neurodesenvolvimento. Coordenação de equipa de Saúde Escolar do Centro de Medicina Pedagógica de Lisboa durante 6 anos consecutivos. Apresentação de vários trabalhos e conferências na área da Pediatria do Neurodesenvolvmento em reuniões científicas nacionais e no estrangeiro. Membro do grupo de investigadores do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral aos 5 Anos de Idade (PVNPC5A) em colaboração com a SCPE (Surveillance of Cerebral Palsy in Europe), integrada na Joint Research Centre da Comissão Europeia. Representante de Portugal na EACD (European Association of Childhood Disability). Responsável pelas consultas de Pediatria Geral e de Pediatria do Neurodesenvolvimento do Centro de Neuroesenvolvimento Infantil - NDI LógicaMentes. Membro da Direcção da Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento (SPND) da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP).
Sérgio Sousa
Hospital Pediátrico - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Teresa Mota Castelo
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Internato de Pediatria Médica no Hospital Pediátrico de Coimbra. Ciclo de Estudos em Neurodesenvolvimento. Assistente Hospitalar de Pediatria do Centro de Desenvolvimento da Criança - Hospital Pediátrico, CHUC. Prática clínica na área do Neurodesenvolvimento e de Risco Biológico - surdez neurossensorial profunda, asfixia neonatal, prematuridade, cardiopatias congénitas, transplantes hepáticos e cegueira / baixa visão. Integra o Centro de Referência de Implantes Cocleares do CHUC.

Susana Nogueira
Susana Nogueira, licenciada em Medicina pela Universidade de Coimbra, Pediatra do Neurodesenvolvimento no Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC) do Hospital Pediátrico, Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, E.P.E. Formação no Clinical Center for the Study of Development and Learning do Child Development Research Institute, University of North Carolina (1997). Coordenadora e responsável da Consulta de Trissomia 21 do CDC desde o seu início em 1998 e interesse preferencial na PHDA integrando a Consulta de Hiperatividade do CDC desde a mesma data. Sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Défice de Atenção (SPDA) em 2016. Membro da Direção da Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Pediatria dois triénios. Membro da Equipa de Coordenação Distrital do Projeto Integrado de Intervenção Precoce (PIIP) em representação dos Hospitais desde 2000 e atualmente representante da Saúde no Núcleo de Supervisão Técnica do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) desde 2010. Representante do Comité Científico da revista Saúde Infantil na Área do Desenvolvimento desde 2010, tutor de Saúde Infantil do 6º ano Médico desde 2014, vogal dos Corpos Fiscais da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) desde 2015 e presidente da Assembleia Geral da ANIP desde 2020.