• Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

[WS2]Introdução aos sistemas aumentativos da comunicação

[WS2] Introdução aos sistemas aumentativos da comunicação

Resumo:

A dificuldade em comunicar verbal e não verbalmente traz sempre consequências para o indivíduo, afetando de forma mais ou menos grave as relações interpessoais. Contudo, as necessidades de quem vivencia dificuldades significativas com a comunicação através da fala podem ser colmatadas através de uma Comunicação Aumentativa ou Alternativa.

Para a criança impossibilitada de comunicar, seja por uma condição de desenvolvimento, seja por uma condição adquirida, um Sistema Aumentativo ou Alternativo de Comunicação (S.A.A.C) é a forma de comunicação que lhe vai permitir adquirir e desenvolver competências cognitivo-linguísticas, permitindo a longo prazo, uma melhor autoestima, um maior controlo da sua vida e uma maior igualdade na sociedade.
Objectivos:
Perguntas Frequentes:

Informações:

Data

28/05/2020

Horário

17h - 19h

Local

Edificio Central da Faculdade de Ciências e Técnologia
Pólo II - Universidade de Coimbra

Inscrições limitadas

Nº máx.: 30
Coordenação
Ligia Lapa
Ligia Lapa/ Terapeuta da Fala /
Mais informações
Formada pela Escola de Reabilitação de Alcoitão em 1989, com o 2º Ciclo da Licenciatura Bietápica em Terapêutica da Fala, pela E.S.T.S.Porto, em 2002.
Exerce funções no Centro de Desenvolvimento da Criança (C.D.C.) do Hospital Pediátrico de Coimbra – C.H.U.C. desde 1996.
Há 30 anos, a implementar S.A.A.C. na sua prática clínica e há 23 anos a fazê-lo no CDC. Nos últimos 22 anos, tem desenvolvido na sua intervenção a aplicação do Sistema de Comunicação por Troca de Imagens (PECS).
Começou a dar formação em 1994, com maior incidência na área do Autismo desde 1997; colaborou com a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), entre 2013 e 2016, lecionando o módulo S.A.A.C. no âmbito da Formação Especializada e da Pós-Graduação em Educação Especial – domínio cgnitivo e motor.

Patrocínios Científicos

Sociedade Portuguesa de Pediatria
Ordem dos Médicos

Parceiros e Patrocinadores

BID-lab