• Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

[WS4](Dis)grafia e grafomotricidade: quando e como intervir

[WS4] (Dis)grafia e grafomotricidade: quando e como intervir

Resumo:

Letra feia","preensão imatura do lápis", "letras ilegíveis e demasiado grandes" ou "dificuldades em organizar o texto na folha" são algumas das preocupações que professores e pais de crianças em idade escolar muitas vezes manifestam.
Será que as dificuldades só se manifestaram após a entrada na escola? Existirão outros sinais de alerta em fases mais precoces do desenvolvimento? Que outras características do desenvolvimento da criança podem comprometer o exercício pleno da escrita? Que estratégias aplicar quando o ato motor da escrita se torna um desafio?
Estas serão algumas das perguntas às quais se procurará dar resposta neste Workshop.

Objectivos:
Perguntas Frequentes:

Informações:

Data

29/05/2020

Horário

15h - 17h

Local

Edificio Central da Faculdade de Ciências e Técnologia
Pólo II - Universidade de Coimbra

Inscrições limitadas

Nº máx.: 30
Coordenação
Sara Pinote
Sara Pinote/ Psicomotricista /
Mais informações
  • Psicomotricista, licenciada e Mestre em Reabilitação Psicomotora, pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa;
    Experiência em Centros de Apoio ao Estudo, Colónias de Férias e Programas de Ocupação de Tempos Livres para crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais;
  • Dois estágios curriculares em Psicomotricidade, realizados no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência do Hospital S. Francisco Xavier e no Centro de Desenvolvimento Pin – Progresso Infantil, ambos marcados pela intervenção com crianças e adolescentes com Perturbações do Neurodesenvolvimento e/ou problemáticas do campo da Saúde Mental.
  • A trabalhar como Psicomotricista desde 2017, em contexto clínico e escolar. Dinamização de sessões de grupo, de cariz preventivo e com enfoque na promoção do desenvolvimento infantil, em berçário, creche, jardim de infância e para pais e seus bebés. Intervenção terapêutica particularmente junto de crianças com Perturbações do Neurodesenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e no funcionamento executivo e alterações no desenvolvimento e maturação psicomotora (Intervenção precoce e Idade Escolar).

Patrocínios Científicos

Sociedade Portuguesa de Pediatria
Ordem dos Médicos

Parceiros e Patrocinadores

BID-lab